Catavento Cultural – dicas da Samara e da mamãe

No domingo de Carnaval, meus pais resolveram me levar para São Paulo para conhecer um lugar muito bacana que a tia Andressa indicou, chama Catavento Cultural.

É um museu ENORME e que tem coisas muito bacanas. Minha mãe falou que esse lugar chama Palácio das Indústrias, onde as pessoas faziam exposições, mais tarde foi a Prefeitura de São Paulo e hoje é um lugar que ensina muitas coisas para as crianças (acho que para os adultos também porque tem um monte de coisas que minha mãe e meu pai não sabiam, aí eles falavam para eu perguntar para as tias que ficavam lá dando explicações). É… adulto não sabe tudo, né?

Antes de entrarmos no prédio da foto, passeamos pelo jardim e olha o que encontramos:

Tem várias máquinas como essa que eu nunca tinha visto, meu pai explicou para o que servia

Tinha um monte de trem! Minha mãe falou que não era trem, era locomotiva, Maria Fumaça, mas tudo anda em cima dos trilhos, né?

Eu toquei o sino e fez o maior barulho!!!

Tem um avião no jardim!

Olha o meu pai fazendo graça! Acho que ele pensou que eram aqueles carrinhos que os chineses carregam pessoas!

Isso é muito legal, mamãe estava bem longe de mim, mas ela cochichava e eu escutava direitinho, parece mágica!

O primeiro lugar que entramos é onde fala do Universo, meus pais me explicaram algumas coisas, mas ainda não entendi tudo. Só sei que fala do Sol, da Lua, das estrelas, dos planetas. Papai disse que quando eu crescer mais, eu entenderei. Sabe o que mais eu gostei dessa parte? Mexer no meteorito de verdade, minha mão ficou cheirando ferro!

Cheguei perto do sol (de mentirinha!!)

Olha o meteorito (de verdade!)

Você aperta o botão e ouve barulhos que fazem na Lua.

Aqui eu fico parecendo Gulliver, as montanhas são tão pequenininhas!

Depois, nós fomos para uma área que chama Vida onde tem várias coisas sobre bichinhos e sobre o corpo humano. Eu gostei muito da parte do corpo humano porque já que eu vou ser médica, tenho que saber de tudo isso! Ah! Também tinha uma exposição sobre Darwin. Minha mãe falou que ele é um estudioso da evolução das espécies, isso ainda é meio complicado para mim!

Nunca vi tantas borboletas!

Você consegue achar o bicho-pau? Eu achei!

Olha que aquário lindo!

Isso é um escorpião, mas tá morto!

Aqui você ouve os sons de pássaros

Adorei essa formigona!

Eu e o Darwin

Olha que bonitinho!!!

Adorei esse coração, queria para mim.

Eu passei dentro do intestino dodói... é feio!!!

Isso é bem legal, vou estudar sobre tudo isso!

Olha que olho bonito!

Fizemos uma paradinha no café que fica dentro do Catavento, tem uma lua dentro e um jardim bem bonito!

A Lua do café

Que jardim lindo!

Depois de um lanchinho, entramos na área que chama Engenho, é o mais legal, tem um monte de experimento que a gente pode mexer e ver como funciona. Segundo meu pai, nessa área se ensina ciência na prática. Não entendi muito bem, só sei que é bem bacana.

Entramos na Sala das Ilusões e é muito esquisito e engraçado, tem bola que não é bola, tem bolinha preta que é branca, tem coisa que não se mexe, mas parece que se mexe. Meu pai falou que tudo é uma ilusão, eu acho que é mágica!!

Isso me deixou maluca!!!

Essa casa é muito engraçada, parece que a gente fica tonto!

Ahahaha! A gente não conseguia se levantar da cadeira!!!

Isso aqui serve para entender o que é atrito.

Eu estou sobre uma espécie de ponte que tudo é solto, mas não cai... estranho!!!

Quanto mais rodinhas na corda, mais fácil fica para levantar o peso.

Essa é a fábrica de raios, mas não pode mexer, só a tia de lá que pode usar porque é perigoso!

Isso é aqui é show! O cabelo começa a ficar todo arrepiado, é muito engraçado!

Olha quantas Samaras! Imagine como a mamãe ia ficar com um monte em casa!

Papai e eu dentro da bola de sabão gigante. Nunca pensei que poderia fazer isso!

Isso não é bola de sabão, é quadrado, é triângulo.

Que lindo balão!

Última parte do passeio é a área que chama Sociedade, tem que subir uma escadaria enorme. Lá tem uma sala onde fizemos um passeio digital pelo Rio de Janeiro, eu revi um monte de lugar que eu conheci na viagem que fizemos no ano passado, é tudo em 3D. Também tem um paredão de escala, mas esse eu não consegui ir porque não tinha mais senha para o horário e minha mãe disse que ia demorar muito a outra turma. Fiquei triste por não ir, mas eu volto outro dia!

Eu e mamãe esperando a sessão começar

A parede que não fui... buááá´

Andamos muito, mas foi bem divertido… que tal você pedir para seus pais te levarem? No final do post, a mamãe dará algumas dicas, tá?

DICAS DA MAMÃE:

1. Leve as crianças de tênis, principalmente àquelas que tenham mais de 1,20 m. e desejam ir na parede de escalada. Além disso, o espaço é muito grande, por isso vá com roupas confortáveis.

2. Tem estacionamento no local e custa apenas R$ 5,00. Os ingressos custam de R$ 3,00 a R$ 6,00. Só é aceito dinheiro.

3. Para crianças pequenas tem um local chamado Pequeninos, onde você poderá deixá-las e curtir o passeio com as maiores.

4. Tem o Café com Lua para tomar um lanche com as crianças.

5. Banheiros estavam bem limpinhos.

6. Quando comprar os ingressos, pergunte sobre a senha para a parede de escalada. Apenas crianças acima de 1,20 m. podem realizar a atividade.

7. É um local onde ciência é ensinada na prática. É fantástico como tudo fica muito mais fácil. Os monitores são super atenciosos e estão à disposição para explicações e dúvidas. Se seu filho está com dúvidas na escola, leve-o lá.

8. Ao tirar foto do bicho-pau e do aquário, desligue o flash. Pode-se tirar foto de tudo.

9. Parece um parque de diversões de ciências.

10. Vale super a pena, foge da visão tradicional de museu chato e feio.

11. É proibido entrar com comida e bebidas.

12. Funcionamento: de terça a domingo das 9 às 17 horas

13. Maiores informações acesse http://www.cataventocultural.org.br/home.asp

4 Comentários

Arquivado em Dicas de papais e mamães (e outros adultos) para crianças, Dicas para mamães e papais, Passeios e Viagens

4 Respostas para “Catavento Cultural – dicas da Samara e da mamãe

  1. Samara, adoreiiiii o passeio virtual q acabei de fazer aqui, querida!
    Vc deve ter amado.
    Deu uma vontade de levar meu pequeno tb! Pena q moramos longe…
    Mas quem sabe nas férias né? =)
    Adoro suas aventuras. Estou acompanhando sempre.

    Beijao

  2. Oi linda que lugar legal, bem que eu gostaria de visitar um lugar destes, só que moro lonnnnnnnnnnnge daí. O que eu sempre tive vontade de fazer e nem sabia que existia um assim, só vi em desenhos e filmes, é este espelho que a gente vê de vários ângulos, bem legal mesmo.
    Beijão

Deixe uma resposta

