O nascimento do “O Universo da Samara”


Esse post vai para a Blogagem Coletiva da Mamatraca para contar um pouco mais sobre o nascimento deste blog.

Já falei um pouquinho sobre ele em uma das páginas, mas acho bacana compartilhar com outros pais, o motivo da criação do blog e de investir um pouco do meu tempo para alimentá-lo.

Em 2010, minha filha Samara (hoje com 6 anos) ganhou dos meus pais uma máquina fotográfica e rapidamente aprendeu a lidar com ela. O primeiro local que a levamos após ter ganho a máquina foi para Aparecida e ela (lógico) quis levar seu presente e tirar foto de tudo o que via.

Com isso, meu marido e eu tivemos a ideia de montar um blog para mostrar seus passeios, algo que serviria para guardarmos de recordação e para compartilhar com seus avós e tias, sem nenhuma pretensão. Então, meu marido montou inicialmente o blog Viagens e Aventuras de Samara http://samaraleiko.blogspot.com/. Postamos poucas coisas e não demos andamento ao projeto inicial.

Durante o ano de 2011, como “rata” de internet que sou, busquei informações sobre passeios para crianças em São Paulo e tudo muito superficial. Às vezes, um jornalista que nem contato com crianças tem, falando de um parque, de uma peça de teatro, de um restaurante. Outras vezes, mães contando dos passeios (na visão delas). Ou ainda, especialistas em crianças, dando sua opinião. Mas poucas ou quase nunca, vi crianças falando sobre sua visão do programa que fizeram (e para mim, isso é importantíssimo).

No final de 2011, isso se complicou, pois ao programar nossas viagens de férias, me deparei com poucas informações sobre o roteiro que faríamos. Peguei as informações que encontrei e segui minha intuição.

A partir daí, a ideia de retomar o blog foi crescendo e foi reforçado pelos inúmeros comentários que recebo em meu Facebook, pois ao longo de 2011, fui postando observações engraçadas que minha filha fazia, alguns passeios e todas as vezes que postava algo sobre a Samara sempre havia muitos comentários e vários amigos diziam: “Isso tem que virar um livro!”.

Meu amigo Rogério que deu o primeiro livro que a Samara ganhou na vida, disse: “Por que você não escreve O Mundo da Samara?”. Contei para minha filha e ela respondeu: “Por que não pode ser O Universo da Samara?”. Pensei… um livro ainda não dá, mas por que não retomar o blog com um novo formato? Conversei com a Samara sobre o projeto e ela adorou porque adora contar suas histórias, tirar fotos e mostrar isso para as outras pessoas. Assim, fechamos nossa ideia.

Combinamos, ainda que enquanto ela ainda não sabe escrever, eu escreveria para ela (enfim, como disse meu amigo Galdino, eu virei uma ghost-blogger), mas quando ela aprender a escrever, ela assume a função principal.

Só que resolvi também, não só colocar a visão dela, mas agregar minha visão (aí como uma mãe crítica) proporcionando dicas operacionais. Afinal, quem já não se sentiu perdido ao escolher algo para as crianças ou chegar em um lugar e não saber se há estrutura para elas.

Nosso blog ainda é um bebezinho, precisa ser alimentado com muitas informações para se tornar forte, mas está sendo tratado com muito carinho e dedicação.

Toda atualização, Samara vibra e fica muito feliz quando alguém fala que leu seu blog. É muito engraçado uma criança de 6 anos que diz para as pessoas: “Você sabe que eu tenho um blog? Acessa lá! Chama O Universo da Samara!”

Quando penso nesse blog, vejo muito além das informações que posso compartilhar com outros pais e crianças, vejo a construção e a manutenção da história da pessoa mais importante da minha vida, minha Samara e do papel mais importante que tenho, o de ser mãe.

Espero poder no futuro com minha família, ao ler os diversos posts, relembrar cada momento que passamos juntos com muita alegria, pois é apenas isto que levaremos dessa vida.

3 Comentários

Arquivado em Papo geral

3 Respostas para “O nascimento do “O Universo da Samara”

  1. Espaço do Empreendedor

    É a internet a favor da família…..Quem disse que a Internet afasta as pessoas, questão de saber utilizar esta ferramenta com amor e sabedoria…

  2. Que ótima idéia, Samara!!! Parabéns!!!
    Acabo de ganhar um grande presente. Sempre estarei por aqui acompanhando suas descobertas.
    Adorei.
    E parabéns pra mamãe tb! Tão importante seu apoio… (:

    Beijos

  3. hehehehehe, oi Samara, vou deixar meu beijo pra ti tá? minha filhinha SAra têm uma coleguinha que ela ama de paixão que se chama Samara, adoro seu nome também.

    Beijos,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s