Dicas para mamães e papais – Navio Soberano (mas também vale para outros cruzeiros)

Para os marinheiros de primeira viagem (literalmente), como mãe darei algumas dicas para que sua família possa desfrutar melhor de seu passeio de navio. Apesar de eu falar do Navio Soberano, muitas das dicas valem para qualquer cruzeiro.

Eu gosto muito de fazer check-lists para não esquecer de nada, eu sugiro que você crie um em uma planilha em Excel e só vá mudando de acordo com o local escolhido para viagem. Fica bem prático para qualquer viagem (mesmo a trabalho).

Vamos lá, então:

Roupas – leves e que não amassam para toda a família, dentro do navio é bem fresquinho, então se você sente muito frio, leve uma calça e uma blusinha. Quando é um mini-cruzeiro, normalmente não há a Noite do Comandante, então não há necessidade de levar roupas sociais (mas é sempre bom consultar sua operadora de turismo). Nos restaurantes (à noite) também não há necessidade de roupas sociais, você pode ir mais à vontade.

Sapatos – chinelos e sandálias não podem faltar, mas lembre-se de levar um tênis, pode ser mais adequado se resolver fazer uma caminhada em uma das paradas ou exercícios dentro do navio.

Remédios e outras coisinhas – protetor solar, antitérmico, analgésico, Bandaid, Merthiolate, Nebacetin, Gelol, repelente, cotonete, creme hidratante pós-sol, Minancora e remédios de uso controlado. É recomendado levar Dramin para quem sofre de enjoos, é um MITO dizer que todos sofrem de enjoo; a maioria das pessoas ficam muito bem.

Não esqueça – máquina fotográfica com cartões de memórias sobressalentes (se você é maluco por fotos), carregador da máquina, documentos para embarque (RG, CNH, passaporte, certidão de nascimento – veja nas orientações para check-in).

Você receberá no momento do check-in um cartão de embarque que parece um cartão de crédito e que você não pode perder (ou melhor não deve perder), por isso aconselho que você compre em uma papelaria um porta-crachá igual ao da foto abaixo, aí você pendura no pescoço e não perde.

Faça uma malinha com roupas de banho e de troca, chinelos e produtos de higiene pessoal (shampoo, sabonete, condicionador, creme, escova e pasta de dente e protetor solar) para te acompanhar na entrada no navio porque as malas que você despacha podem demorar (às vezes, só chegam quando o navio está partindo) e imagine as crianças loucas para entrar na piscina e precisam esperar as malas para se trocarem (vai ser um inferno!). Vi muita gente sofrendo de calor de calça jeans, camisa e descalço porque não fez isso.

Se você vai partir de Santos, uma dica é deixar o carro em um dos vários estacionamentos que existem próximo ao porto, pesquisei vários e achei um bem bacana o L. Park http://www.lpark.com.br/ . Tem serviço de translado, isto é, eles te levam de van até o porto para embarque e na volta você pega um táxi do porto para o estacionamento porque a van não pode entrar no desembarque. Por causa dessa volta, eles fazem um abatimento no valor do estacionamento. O pessoal é bem profissional e o local é bem bacana, coberto e seguro. Se você quiser aproveitar o tempo que o carro fica parado, dá para lavar, cristalizar e dar um geral no carro; o preço é de mercado. Só lembre de reservar, você pode fazer via internet, é bem seguro!

Você poderá embarcar no navio a partir das 12 horas (aproximadamente), mas isso vai variar com o horário que você fez o check-in. Quanto mais cedo você fizer o check-in, mais cedo embarca. Não fique de bobeira esperando o pessoal chamar pelo pessoal que vai embarca em seu navio porque às vezes, eles abrem o check-in e não avisam no alto-falante, foi o que aconteceu conosco. A sorte é que minha cunhada e meu marido foram perguntar para o pessoal da CVC que estava por lá, mas também é bom perguntar para mais de uma menina porque tivemos informações diversas.

O bom de você embarcar cedo é que você encontra o navio bem vazio, então o ideal é você deixar sua malinha na cabine e se dirigir ao restaurante, principalmente com crianças, encontrar um local mais vazio é muito bom.

Depois do almoço, aí é só curtir o navio, as piscinas (que são bem pequenas e de água salgada) são fundas para as crianças, então dependendo da idade delas não dá para deixá-las sozinhas e cuidado: as bordas são escorregadias, vi várias pessoas tomando alguns tombos.

Como esse cruzeiro é tudo incluso, você vê muita gente tomando todas e passando “um pouquinho” dos limites por isso para quem vai com a família, o ideal é frequentar a piscina logo cedo (horário que os baladeiros estão dormindo). Com o passar das horas, o pessoal que gosta de beber e não tem limite começa a jogar os colegas na piscina sem prestar atenção se tem alguém próximo. Então para não se estressar, prefira fugir dessas encrencas.

E falar em bebida, lembrei de uma coisa: existe um Ambulatório no navio. Ainda bem que não tive que frequentar essa área, mas ao passar em frente, vi que tem um tabela de preços pelo atendimento, mas um passageiro me disse que só é cobrado para quem passa mal por ter bebido demais, para outros casos, é gratuito.

Quando você entrar no navio, é bom já cadastrar seu cartão de crédito para comprinhas que deseja fazer. Se você quiser fazer uma compra de última hora e não tiver o cartão cadastrado pode ser que não consiga trazer o objeto desejado. Se não usar, não tem problema.

Na hora do almoço, existem duas opções de restaurante: o Buffet Panorama (pratos diversos self-service) e o Grill (grelhados, pizzas e vários pratos self-service). As pizzas e os hamburgueres são bem bacanas. A Samara ficou tão ansiosa que quase não queria comer, então a solução foi fazer um “pratinho” no Grill e levar para ela comer na cabine.

À noite, você deverá ter escolhido na compra da sua viagem o horário que você irá jantar, o Primeiro Turno começa às 19:45 h. e o Segundo Turno às 22:00 h. Nesses horários, você será destinado a um dos dois restaurante a la carte (o El Duero ou o El Guardiana), você saberá qual é o seu quando receber seu cartão de embarque. Tem um menu para crianças e o dos adultos, na realidade, é composto pelos pratos que são servidos no jantar do Buffet Panorama. Um dos pratos, normalmente, é servido apenas no a la carte. Ah! Também tem sorvete, no Panorama não tem.

O Panorama também funciona no jantar, então você não necessariamente precisa ir jantar no a la carte. O que eu fiz por causa da Samara?

O Panorama abre às 19:30 h., levamos a Samara para jantar lá e depois fomos ao teatro que inicia às 20:30 h. Quando terminou a sessão às 22 h., a deixamos na recreação e fomos jantar com tranquilidade no El Duero.

Também tem um restaurante de cozinha asiática que não está incluso, apesar de não ter ido lá, vi os preços e não achei nada fora do normal.

Ah! Se alguém ficar com fome de madrugada,  o Grill funciona das 1 às 3:30 h. Enfim, com fome, ninguém fica.

Lembre-se sempre de pegar em um dos bares, uma garrafa de água mineral para levar para sua cabine para não deixar as crianças com sede.

A turminha da recreação é muito bacana. As crianças são separadas em duas turmas: o Tibu Club (de 3 a 6 anos) e o Capi Club (de 7 a 11 anos). Eles ficam em uma área separada, pois as brincadeiras são diferentes. Nenhuma brincadeira é feita perto da piscina ou próximo a locais que possam correr perigo. Os monitores avisam que se a criança não consegue ir ao banheiro sozinha, ela não pode ficar, pois eles estão terminantemente proibidos de entrar no banheiro com elas. E é verdade, mesmo! A Samara me disse que quis ir ao banheiro e o tio a levou até a porta e ficou lá fora esperando. Gostei disso!

Para os adultos, tem o cassino, vários bares (não deixe de visitar o 360 graus Bar & Lounge que fica no Deck 14, a vista é maravilhosa), a discoteque, atividades na piscina e as lojinhas, é claro. Mas para quem vai com criança, a balada não dá para ir até muito tarde então nem posso falar muito sobre a vida noturna do navio.

Vista do 360 graus Bar & Lounge

O que é imperdível são os shows que acontecem no teatro do navio, são de extremo bom gosto e super produzidos. E uma dica: se você ler no informativo que você recebe todos os dias em sua cabine que haverá a participação do Sadam, não deixe de ir. Se não estiver escrito, vale a pena perguntar se ele estará lá porque ele simplesmente é sensacional, ele faz um stand up e além disso, canta e dança. Rimos muito com a performance dele!

Performance do Sadam como Ney Matogrosso

Vou falar sobre as paradas e passeios.

A Praia Privativa é bacana para as crianças, tem uma boa estrutura com quiosques e banheiros. Além de tirolesa, rapel, banana boat, caiaque. Tudo o que é consumido na ilha é pago, por isso leve dinheiro ou cartão. Os preços praticados são os mesmos que em muitas praias. Você não precisa ficar o dia todo lá, toda hora tem barcos que trazem e levam os tripulantes para o navio. A Samara adorou ficar lá, achou melhor do que ter ficado na piscina.

Você pode optar em comprar passeios dentro do navio, nós decidimos não comprar, por isso quando chegamos no Rio de Janeiro, contratamos o serviço de um taxista que fica bem na saída do porto. É sempre bom negociar que eles abaixam um pouco o preço. Eles cobram um preço fixo para te levar ao Cristo ou ao Pão de Açúcar, te esperam e você pode escolher um ponto onde deseja ficar e só aí você paga a corrida. Nunca pague antes da conclusão do serviço.

A vantagem em pegar um táxi é que seu tempo pode ser otimizado e não precisa ficar na dependência do grupo. Criança é sempre uma caixinha de surpresa e normalmente, elas não curtem determinados passeios que os adultos curtem, então preferimos fazer nosso horário e o passeio que desejássemos.

Pedimos para ir ao Cristo Redentor, no caminho o taxista até fez uma paradinha na Marquês de Sapucaí. O táxi pode chegar bem próximo ao Cristo, então não é necessário pegar o trenzinho para subir (ele demora para descer e subir e criança normalmente começa a ficar impaciente). Por isso, a visita acaba se tornando bastante rápida.

O táxi nos esperou e pedimos para que ele nos deixasse no Jardim Botânico. Passeamos pelo Jardim Botânico (vale super a pena ir lá), tomamos um lanchinho lá e depois pegamos um outro táxi para voltarmos para o navio. Cuidado com as corridas de preço fechado, do Jardim Botânico até o porto vai girar em torno de R$ 30,00 a R$ 40,00, se o taxista quiser cobrar mais, procure outro. É claro que o ideal é pelo taxímetro.

Na última noite, lembre-se de separar as roupas que usará no dia seguinte porque você terá que deixar sua mala fora da cabine para ser recolhida. Imagine você ter que ir embora de pijama?

Os informativos sempre trarão orientações de como proceder ao desembarcar, não se preocupe; apenas curta cada momento de sua viagem em família. E compartilhe conosco sua experiência para ajudarmos outras famílias de viajantes!

 

About these ads

24 Comentários

Arquivado em Dicas para mamães e papais

24 Respostas para “Dicas para mamães e papais – Navio Soberano (mas também vale para outros cruzeiros)

  1. Obrigada pelas dicas! De muita valia num futuro próximo! =]

  2. cristiane

    adorei as dicas foi uma das mais completas!

  3. wanessa

    vou com uma BB de 7 meses… tem papinha para BB?

  4. Sandra Regina

    oi, que bom que encontrei seu blog, comecei a procurar e vi muita gente falando mal do navio, fiquei preocupada, não sou chata, estamos fazendo a viagem que há muito foi programada e acabei ficando mais animada com suas informações. Ficaremos 7 dias em janeiro no Soberano com minhas filhas já adolescentes e estou hiper animada, não vejo a hora, passeio em familia é tudo de bom. Grande abraço.

    • valerianakamura

      Sandra,

      Se suas filhas são adolescentes acredito que curtirão muito a programação noturna. O que precisamos saber que quando estaremos com muitas pessoas, é que precisamos relevar muitas coisas e não ficarmos muito presos em detalhes. Sigo uma filosofia, vamos nos divertir e procurar as coisas positivas.

      Boa viagem!!

  5. jessica

    ola, também fiquei um pouco preocupada pois tem muitos na net q falam mal do navio, mas amei as dica e acho que vale a pena ir!!! obrigada pelas informaçoes

    • valerianakamura

      Jéssica,

      Até de um hotel 5 estrelas, aparecerão pessoas para reclamar. Problemas sempre existem, porém prefiro focar no que é bom e buscar me adaptar às circunstâncias. Boa viagem e beijos.

  6. elizabet akico

    Oi Valéria, vou embarcar 05/12/2012 no Fantasia, e gostei muito das suas informações. Vou com minha mãe (76anos), minha tia (65 anos) e meu marido (52 anos) , só tem um pequeno detalhe que complica um pouco para nós eu e meu marido somos cadeirantes, já nos informamos de todos os detalhes e quando voltar eu posto minha opinião, dando dica também para pessoas com mobilidade reduzida. abraços.

  7. celso

    Muito boa suas dicas. Acho que vc esta correta em dar prioridade no que é bom.
    Vc sabe me dizer se neste mini cruzeiro ( 8 dias: Santos,RJ, Buzios,Salvador) tem a Noite do Comandante, pois vc sabe a mala fica muito cheia e não gostaria de levar roupa que não vou usar.
    Obrigado

  8. Márcia

    Olá !!!1 Adorei suas dicas , eu também estava com receio do soberano pelos comentários que ouvi na net ,eu vou com a familia em fevereiro e estou muito animada espero que eu goste do cruzeiro.Ahhh gostaria de tirar umas duvidas de marinheira de primeira viajem: È preciso levar toalhas ,e o traje na noite do comandante tem que ser traje longo para as mulheres e terno para os homens,tenho que reservar mesa no restaurante? È obrigatorio pagar gorgeta ? obrigada

    • valerianakamura

      Márcia, espero que você curta a viagem. Vamos lá… Se sua viagem for de mais de 3 noites, há a Noite do Comandante, se for de 3 noites, não há. Eu só fiz o mini cruzeiro, então não houve, mas meus pais estão mega acostumados e eles dizem que não precisa ir muito “chique” não. Meu pai, normalmente, vai de terno e minha mãe não costuma usar longo, apenas um conjunto mais social. Não se preocupe com toalhas, há nas cabines e em locais próximos às piscinas. Seu restaurante e o horário para o jantar será informado no seu check-in. Em relação à gorjeta, é de bom tom dar para a camareira e para o garçom do jantar, além de alguém que você acredite que valha a pena.

      Os valores indicados por alguns sites são os abaixo, mas fique à vontade de colocar dentro de suas possibilidades, há envelopes na cabine para que você possa colocar a gorjeta.

      Gerente do Restaurante – US$ 5.00 por pessoa (pelo Cruzeiro)
      Maitre’d – US$ 3.50 por pessoa (pelo Cruzeiro)
      Garçom – US$ 3.50 por pessoa (por dia)
      Ajudante do Garçom – US$ 1.75 por pessoa (por dia)
      Camareiro – US$ 3.50 por pessoa (por dia)

      Boa viagem!

  9. Seu blog me tranquilizou um pouco.vou viajar no soberano dia 12/01 e li vários comentarios desanimadores.vou com o meu esposo e minha filha de 3 anos e espero ser ferias inesqueciveis. dizem que a comida é ruim e que tem filas enormes para tudo, é verdade?

    • valerianakamura

      Fabiana, a comida não é a melhor que comi, mas também não é das piores. Acredito que muita gente vai com uma super expectativa, achando que viajará no Titanic, cheio de luxo. Para evitar filas, evite os horários de pico, ainda mais que você irá com uma criança. Dá para curtir com certeza! Boa viagem e beijos.

  10. carla

    Adorei o seu blog!!! Irei fazer o Soberano agora em janeiro para Salvador e estou com algumas dúvidas…A noite do comandante a maioria das pessoas vão de longo e os homens? Meu filho tem 9 anos, ele vai tb a noite do comandante ou fica em outra atividade? Até que hs vai a atividade infantil?…Q tipo de roupa o homem deve usar à noite?..
    Desde já agradeço sua atenção..
    bj

  11. Maura

    Oie Valéria,
    Vou viajar com meu esposo no Sovereigh em fevereiro. Li alguns post q me deixaram ansiosa e apreensiva. Seu blog me tranquilizou um pouco..hehehe. Como devo proceder logo q entro no navio? Onde devo cadastrar meu cartão de credito? Eles cobraram alguma coisa indevida na tua fatura do cartão de credito? Como é minha primeira viagem de navio, estou um pouco perdida. O navio vai sair do Porto de Santos às 18 hs, nós estamos chegando em São Paulo às 8hs, tu tens + ou – idéia de qto tempo eu faço o percurso até o Porto? E como funciona o check in? Obrigada. Aguardo resposta. Grata. Maura

  12. Luiz Carlos

    Oi pessoal,
    Vou com minha familia no periodo de 03 de fevereiro à 10 de fevereiro de 2013 no Pier Maua no Rio de Janeiro.
    Estamos saindo de Porto Alegre e entrei no site do aeroporto e contactei a empresa táxi Transcopas, ou seja, nos apanharão no Aeroporto do Galeão até o Pier Mauá no valor de tabela de R$ 80,00 e vice versa com mesmo valor.
    Quanto ao celular e internet, pois a tabela do Soberano é um pouco cara, resolvi entrar encontato com a Claro e alterei meu plano temporariamente de ligações locais para nacionais, e a internet comprei um chip para o modem. Em resumo, estas alterações me custarão por 15 dias o valor de R$ 30,00. A minha dúvida é se a internet irá pegar dentro do Soberano.
    Aguardo outras sugestões,

  13. karla

    Adorei por ter compartilhado conosco sua experiência é a primeira vez que iremos fazer um cruzeiro e vamos levar nosso filho de quatro anos,estava um pouco preoculpada em relação a segurança,mas confesso que sua experiência me tranquilizou bastante.Grata.

  14. Vanessa Sayao

    Ola Valeria… Irei com minha bebe que na ocasiao estara com 1 ano. Voce se lembra se viu bebes que ainda usam fraldas na piscina??? Li bastante sobre companhias que nao permitem que criancas que ainda usal fraldinha possam entrar na piscina, mesmo sendo aquelas fraldinhas de piscina… Em fim, fiquei muito apreensiva pois eh uma tremenda tortura naquele calorao os bebes nao poderem entrar na piscina. Obrigada!

    • valerianakamura

      Vanessa, não me lembro porque eu, particularmente, não entrei na piscina. Sinceramente, não sei se é uma boa a piscina para bebês porque é de água salgada e depois sempre é muito lotada porque normalmente, a piscina parece grande nas fotos e não é tanto. Sugiro que questione o pessoal da agência de viagem. Boa viagem e bjs

  15. Tamirez Pretelli

    Ola …estou pensando em passar minha lua de mel no cruzeiro soberano …vc acha que vamos gostar e aproveitar?

  16. luciana bertasso

    ola vou viajar em janeiro/2014 e ja estou preocupada com os pagamentos dos passeios, uns me falam me não aceitam cartão nacional, somente internacional, outros me aconselham levar dolares…sei desde cartão que entregam na entrada ao navio, mais o pagamento dele é feito como????marinheira de primeira viagem literalmente …me ajudeeeeee!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s